sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fim de Semana em Grande nos Festejos dos Santos Populares









INTRODUÇÃO


Foi um Fim de semana em grande, no Bairro do Atalaião, nos festejos dos santos Populares e com mais uma grande Organização do CPT S. Cristóvão. Começou na Quinta-feira na Escola do Atalaião com o Encerramento do Ano Escolar com a entrega de Pastas aos Finalistas da respectiva escola e com um esmerado serviço de bar da nossa Colectividade. Sexta-feira a marcha do Atalaião, pelos cerca de 130 alunos da escola do Atalaião gerou uma enorme enchente no nosso Bairro e que bem que eles todos se portaram.....Deixando as pessoas com enorme saudade do Passado, no Sábado mais uma cheia na 1ª Largada de Toiros no nosso Bairro












Quase perdida no tempo, a Marcha de S. Cristóvão foi reavivada, na noite de sexta-feira, por mais de uma centena de crianças da Escola do Atalaião. A beleza dos fatos dos pequenos marchantes que se fizeram acompanhar pela Banda Euterpe encheram de orgulho os professores e pais que não quiseram perder este momento único.A marcha infantil da Escola do Atalaião percorreu, na noite de sexta-feira, as ruas do Bairro e, segundo apurámos, os pequenos marchantes portaram-se à altura, cantando e encantando por onde desfilavam.Trajadas a rigor, com as cores de Portalegre, a abrir a marcha, encontrámos uma representante do Agrupamento e o presidente da Associação de Pais que transportava a bandeira da cidade, uma vez que "temos que incentivar as crianças para o sentimento de pertença às suas raízes", aclarou a coordenadora da Escola, Maria do Rosário Ferreira.
















Seguiram-se os 11 arcos transportados pelos pequenos, com fotografias de alguns dos ex-líbris de Portalegre.



Visivelmente orgulhosa com o sucesso que a marcha conquistou perante as centenas de populares, Maria do Rosário confessou que "quisemos transpor as portas da Escola para a comunidade e uma das maneiras que encontrámos foi colaborar na marcha, reviver tradições e proporcionar aos pequenos outras vivências". Recordando que a primeira marcha que existiu em Portalegre nasceu no Bairro do Atalaião, a coordenadora confessou que a letra da Marcha de S. Cristóvão, que conta com cerca de 50 anos, foi recuperada por um poeta popular e, na sexta-feira, voltou a ouvir-se pelas ruas do Bairro. Infelizmente, "a música perdeu-se" e, como tal, "pedi a colaboração do Conservatório que nos fez uma música", bem como da Banda Euterpe, uma vez que "as marchas devem ser acompanhadas por uma banda", defendeu a responsável.
Contando ainda com a ajuda do professor Celestino Raposo, da Câmara Municipal de Portalegre e do Centro de Trabalhadores de S. Cristóvão, Maria do Rosário, no final da marcha infantil, era uma mulher muito satisfeita e orgulhosa com a prestação dos 108 pequenos marchantes. As crianças portaram-se à altura, conseguindo recuperar uma tradição que se julgava perdida e que muitos desconheciam.Depois deste momento alto e intensamente vivido, deu-se início ao bailarico no Bairro do Atalaião, com o organista Nuno José. Também as bifanas e as sardinhas assadas fizeram as delícias de muitos populares.



Textos: Catarina Lopes in Jornal Fonte Nova

Introdução: Valério Gandum

Sem comentários:

Enviar um comentário